Saúde Mental e Saúde Emocional

Facebook
WhatsApp
Twitter
Pinterest

Nos dias de hoje é de fundamental importância falar sobre estes dois distúrbios,estes que muitas pessoas sofrem.
A saúde mental trata-se de um estado de equilíbrio psicológico e da inexistência de distúrbios como a depressão e a ansiedade e certamente não lidará bem com seus sentimentos e emoções do dia a dia.


Já a saúde emocional abrange o estado de espírito do indivíduo,a capacidade de administrar as próprias emoções.


Qual as diferenças entre Saúde Mental e Saúde Emocional

Entender a diferença entre saúde mental e emocional é muito importante para saber como tratar e mantê-los em equilíbrio.

A saúde mental trata-se do estado de equilíbrio do indivíduo com o ambiente que ele vive,está diretamente ligada ao cérebro.


A saúde emocional está ligada à saúde mental,envolvendo questões do controle de comportamento e sentimentos presentes no nosso dia a dia.

A falta de saúde emocional tem como consequência a falta de motivação,demora e interferência na vida cotidiana.


As duas estão diretamente ligadas, quando uma não está bem a outra também será alterada, pois uma pessoa com a saúde mental afetada não lidará bem com os sentimentos e emoções do dia a dia, e em muitos casos as emoções alteradas poderá levar a um declínio da saúde mental.

Para manter a saúde emocional em equilíbrio e não deixar a saúde mental debilitada é indicado mudar a forma de pensar, levar as situações com mais otimismo, evitar o isolamento e procurar mais satisfação na vida


Como foi colocado anteriormente a depressão e a ansiedade são os distúrbios que hoje mais afetam as pessoas.


DEPRESSÃO

É um distúrbio afetivo com a presença de tristeza,pessimismo,baixa autoestima que aparecem entre si e podem combinar-se entre si.

Ela se manifesta de várias maneiras,desde desânimo,tristeza,falta de vontade de realizar as atividades do dia a dia,até em estágios avançados que fazem o indivíduo a tirar a própria vida,pois não consegue encontrar uma solução sozinho.

Por isso é muito importante e necessária a ajuda da família,amigos e a busca de ajuda profissional para a recuperação e dar seguimento a sua vida com alegria.


ANSIEDADE

   
É um sentimento ligado a preocupação,nervosismo e medo intenso,além de ter como causa traumas,estresse,genética,doenças físicas e até mesmo a depressão.

A busca por ajuda profissional e apoio da família se torna fundamental para que a ansiedade não chegue a um estado mais avançado,e o paciente receba um tratamento adequado.
Por isso é muito importante ficarmos atentos e darmos atenção à saúde mental e emocional para que os distúrbios não venham a desencadear.,assim como damos atenção a outras situações do nosso corpo e da nossa vida.

Mesmo que a ansiedade seja um sentimento normal todos nós temos, ela também requer atenção,pois a partir do momento que começa a ser um incômodo na sua vida ela precisa ser cuidada e fazer a busca de tratamento adequado.

Você Vai Gostar de:

Saúde

TDHA e TDA

Neste post quero abordar um pouco sobre esta deficiência que muitos tem, mas talvez por falta de informação e também por ser muito pouco falado

Ler Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.